Código de Ética e Conduta

O jeito GRAFMETAL de fazer o certo!

O Código de Ética e Conduta da GRAFMETAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA nasceu da união dos valores que orientam nossas decisões e ações diárias. Ele fornece as bases para que todos os nossos colaboradores possam tomar decisões consistentes e íntegras, entendendo as implicações técnicas e legais a que estamos expostos, individual e coletivamente. E é por isso o que chamamos de jeito GRAFMETAL de fazer o certo.

Fique atento: este Código vai ajudá-lo a entender situações de risco, mas não consegue prever toda e qualquer situação que você vai enfrentar no seu dia a dia, quando tiver dúvidas, consulte a administração, através dos canais disponíveis ou através do e-mail adm@grafmetal.com.br

Obrigado pela sua dedicação contínua a GRAFMETAL e pelo comprometimento em manter a excelência nos serviços prestados como revenda e nas experiências que proporcionamos aos nossos clientes e que de uma maneira em geral levamos à vida das pessoas! Neste sentido, todos nós temos a responsabilidade de conduzir nossos negócios de forma a sermos vistos, dentro e fora da GRAFMETAL, como uma empresa que aplica boas práticas nos mais elevados padrões do mercado, por isso estamos divulgando nosso Código de Ética e Conduta.

 

1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Como profissionais experimentados, os Colaboradores da GRAFMETAL estão comprometidos em fazer o que é certo, tendo como princípios a ética e a conduta ilibada como parte de seus valores. Este código de ética e conduta, fundamentado nos princípios éticos da GRAFMETAL, orienta a conduta pessoal e profissional de todos, independentemente de cargo ou função que ocupem, e regula o relacionamento com diferentes interessados. Ele revela o compromisso de profissionalismo e transparência em todas as ações no trabalho da empresa. Nenhuma disposição do presente Código pode ser dispensada por qualquer sócio, associado e ou funcionário sem a aprovação dos sócios fundadores da GRAFMETAL e a divulgação pública adequada.

 

2. PROPÓSITO – CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA GRAFMETAL

Manter um comportamento responsável, transparente e de respeito mútuo entre as pessoas que tenham algum relacionamento conosco, quer tenha sido no passado, seja no presente e até no futuro. Nossos colaboradores tomam decisões que impactam a imagem da nossa empresa diariamente, e essas ações também moldam a forma como nossos clientes nos enxergam.

Por isso, é muito importante que cada um de nós conheça e aja de acordo com o jeito GRAFMETAL de fazer o certo. Isto significa sempre agir de maneira íntegra e de acordo com a lei, a partir daí criamos este Código para guiar sua compreensão.

É responsabilidade de cada um de nós agir seguindo nossos princípios de boas práticas e estimular todos a fazerem o mesmo. Se você suspeitar ou souber de alguma ação contrária ao nosso Código entre em contato com nosso administrativo, ou por meio dos nossos canais de denúncias

adm@grafmetal.com.br

 

3. VALORES GRAFMETAL

Fazer sempre, mais com menos, melhor e muito mais eficiente do que nossos concorrentes;

Lutar, com garra e paixão, para nunca perdermos um pedido;

Atingir altos e relevantes resultados, os mais incríveis com o que nos predispomos a fazer;

Experimentar e oferecer as melhores e mais inovadoras soluções no mercado de FERROLIGAS;

Logística responsável, somente ofertamos e fornecemos o que possuímos em estoque;

Objetividade nas negociações e principalmente todos sempre juntos em prol do crescimento geral.

 

4. EXTENSÃO DA APLICAÇÃO DO CÓDIGO

Este Código de Ética e Conduta é aplicável a GRAFMETAL e a todas as empresas e negócios da marca. Dessa maneira, ele deve ser observado por todos os colaboradores (permanentes ou temporários), acionistas, membros da administração, terceirizados, prestadores de serviços, clientes, entre outros.

Ao contratar ou negociar com um terceiro, você deve se certificar de que ele conhece e aceita os termos do nosso Código de Conduta e Ética. Esperamos que todos que trabalham com a gente – direta ou indiretamente – estejam de acordo com os nossos padrões de integridade.

5. PRINCÍPIOS DE CONDUTA CORPORATIVA

Entenda como o nosso Código se aplica a cada público.

5.1. NOSSOS CLIENTES, NOSSOS PARCEIROS

A). Nossos clientes, nossos parceiros, são uma peça-chave de nosso negócio, nós trabalhamos muito para o sucesso coletivo. Quando nos deparamos com algum problema externo, este se torna nosso também e, a partir daí procuramos propor soluções que atendam suas necessidades, não somente sua demanda na aquisição de Ferroligas, mas na agilidade em responder qualquer questionamento, quer seja técnico ou não.

B). Devemos lidar de modo justo e íntegro com os nossos parceiros, de acordo com os procedimentos estabelecidos nas políticas e regulamentos internos da nossa empresa. Desta forma, nenhum colaborador deve tirar proveito indevido de qualquer parceiro com declarações falsas ou qualquer prática comercial injusta ou ilegal. Lembre-se: Os interesses dos clientes, parceiros ou não, são tão relevantes e importantes, tal como os nossos próprios interesses.

AO CORPO COMERCIAL GRAFMETAL

A). Sua comunicação com nossos clientes deve ser pautada pela eficiência, rapidez, cortesia e precisão. As perguntas dos clientes devem ser respondidas objetivamente, mesmo que a resposta tenha cunho negativo. É vedada qualquer representação que garanta ou insinue garantia de performance. O Colaborador deverá claramente separar opinião e fatos. As opiniões devem ser acompanhadas da linha de raciocínio e dos fatos que lhes dão embasamento. Toda e qualquer informação não-pública obtida a partir de diálogo com clientes é considerada confidencial e, portanto, regida por este Manual. Convém reforçar o compromisso da GRAFMETAL em prestar um serviço de excelência para com os seus clientes. Esse compromisso encontra ainda mais relevância tendo em vista que a GRAFMETAL realiza treinamentos periódicos, e possui uma série de procedimentos formais capazes de cumprir com a sua função como distribuidora de FERROLIGAS, respeitando os direitos das empresas clientes e de novos potenciais clientes. Todo Colaborador deve buscar alinhar os interesses da GRAFMETAL com os interesses de nossos clientes. Nenhum cliente deve ter tratamento preferencial por algum interesse ou sentimento de ordem pessoal de qualquer Colaborador.

B. A comunicação e relacionamento com terceiros – fornecedores, outras entidades de mercado, deve ser pautada pela ética, profissionalismo, cortesia e discrição. É vedado aos Colaboradores assumir qualquer compromisso em nome da GRAFMETAL, formal ou informalmente, sem que detenha autonomia para tal ou consentimento de um sócio administrador.

C. O relacionamento com outras entidades de mercado – sejam elas concorrentes ou não – observará as normas deste Manual bem como a prática habitual de mercado. Além disso, é vedada aos Colaboradores a disseminação de boatos e de informações não-públicas sobre terceiros (clientes ou não-clientes).

Pergunta: Um dos representantes de nossos clientes, diz não estar satisfeito com a nossa empresa e pede algumas vantagens em troca para continuar comprando ou negociando com a gente. Como devo proceder?

Resposta: Você deve recusar qualquer solicitação de vantagem indevida e comunicar imediatamente a equipe de RH para que providências sejam tomadas em conjunto com a área responsável.

AO CORPO GERAL DE COLABORADORES GRAFMETAL

A). Nós da GRAFMETAL, queremos que todos se sintam o mais à vontade possível para trocar ideias e opiniões. Não existem barreiras físicas ou hierárquicas quando o assunto é realizar coisas EXTRAORDINÁRIAS juntos.

B). A divisão de áreas e departamentos existe apenas para facilitar a gestão de pessoas e dos trabalhos, mas devemos sempre trabalhar em conjunto. E já que somos uma revenda consolidada e de sucesso, queremos também ser uma das maiores experts em comemoração. Aqui, levamos a sério os momentos de integração e sabemos que eles são essenciais para que a gente consiga surpreender e encantar cada vez mais nossos clientes, que são também empresas parceiras.

C). Precisamos estar realmente comprometidos e conectados. Nosso negócio começa com a promessa de entrega de um produto (matéria-prima) perfeito, mas nosso trabalho vai além disso.

Com esse objetivo, fazemos questão de tratar todos os nossos Colaboradores com gentileza e respeito. Nosso time é incrível e especialista em ouvir, entender e ajudar, devemos sempre manter uma relação de confiança e transparência com todos em nosso ambiente de trabalho.

Pergunta: Sou da área da PRODUÇÃO da GRAFMETAL, mas tive uma ideia para facilitar o processo de outra área. Como posso fazer com que minha ideia seja ouvida?

Resposta: Você pode entrar em contato com as áreas de ADM/COMUNICAÇÃO, através de FILIPETAS DE SUGESTÃO DE MELHORIA, entregues pessoalmente ao RH.

PARA FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DE NOSSOS PARCEIROS

5.2. COM A SOCIEDADE

Queremos impactar e mudar o mundo, desenvolver novos negócios e promover o crescimento sustentável. Apoiamos diversas causas em que acreditamos e incentivamos projetos que têm a nossa cara e nossa essência.

Pergunta: Gostaria de saber mais sobre esses projetos sustentáveis para contribuir no que for preciso. Como devo proceder?

Resposta: Converse diretamente com nosso RH, para entender melhor no que você pode ajudar.

5.2. COM PRESTADORES DE SERVIÇO

As interações com nossos prestadores de serviços devem estar de acordo com nossos padrões de conduta e esperamos que eles adotem as mesmas práticas de integridade. Além disso, a contratação de fornecedores deve ser baseada em critérios objetivos, de acordo com procedimentos estabelecidos em nossas políticas e regulamentos internos que podem ser encontrados no Portal GRAFMETAL ao acessar este documento.

Pergunta: Um prestador de serviço que já está dentro da empresa não tem apresentado o mesmo comprometimento do início. Com quem devo tratar o assunto? Diretamente com ele ou com meu gestor?

Resposta: Você deve procurar seu gestor para que, este possa definir a melhor maneira de tratar o assunto. Sempre seguindo as boas práticas de integridade e de mercado, e evitando situações que possam ser má interpretadas. Caso seja necessário, consulte a equipe da ADMINISTRAÇÃO.

5.3. COM A CONCORRÊNCIA

A GRAFMETAL está comprometida em ser a melhor fornecedora de FERROLIGAS, mas não a todo custo, devemos superar a concorrência de maneira legal, dentro da estrutura do livre mercado.

Usamos apenas meios legítimos para obtermos informações competitivas. Respeitamos as informações confidenciais e os direitos de propriedade intelectual dos concorrentes. Não realizamos ações que possam ser interpretadas como anticompetitiva, monopolistas ou contrárias à lei, como, por exemplo, acordos de preços ou outras taxas.

Pergunta: Um conhecido teve acesso a uma informação não-oficial do concorrente que vai nos ajudar a fechar um negócio muito importante em primeira mão. Devo compartilhar essa informação com a minha equipe?

Resposta: Não. A GRAFMETAL não realiza negócios de forma que possa ferir as boas práticas concorrenciais e as legislações que as regulam. Toda prática anticompetitiva é proibida.

ATENÇÃO: Violações das leis antitruste ou de concorrência podem resultar em penalidades legais graves para nossa empresa e acusações criminais para quem estiver envolvido em tais práticas.

5.4. ENTIDADES DO GOVERNO

Temos o compromisso de cumprir com toda a legislação onde nosso serviço é realizado, em especial as legislações anticorrupção que abordaremos no item 8.3. Deste Código. Nossas necessidades de negócios nunca devem ser influenciadas pela corrupção.

Por isso, é contra nossa política oferecer qualquer vantagem como pagamentos, presentes, ou acordos especiais a agentes do governo para facilitar ou influenciar determinado processo. Lidamos honestamente e dentro da lei em qualquer interação com o governo e nossos fornecedores e parceiros devem adotar as mesmas práticas ao se relacionarem com o Poder Público.

ATENÇÃO: SE TIVER CONHECIMENTO DE ALGUMA CONDUTA OU ACORDO CORRUPTO (POTENCIAL OU REAL), DENUNCIE!

Pergunta: Um agente público fez solicitações inadequadas para liberar um documento importante. Como resolvo essa situação?

Resposta: A situação deverá ser reportada imediatamente a ADMINISTRAÇÃO GRAFMETAL, que tomará as medidas cabíveis em conjunto com o Jurídico e a área interessada. Não toleramos negócios influenciados por atos ilícitos de agentes públicos. Você deve recusar qualquer solicitação inadequada, mesmo que isso resulte na perda de um negócio para o GRAFMETAL.

5.5. MEIO AMBIENTE

Como temos nosso compromisso com a sociedade, devemos seguir as leis e os regulamentos ambientais, e favorecer o desenvolvimento sustentável. À medida que expandimos nossos negócios, pretendemos contribuir para as comunidades que operamos, desenvolver nossos colaboradores, contribuir para a prosperidade econômica geral e minimizar nosso impacto no meio ambiente.

Pergunta: O que posso fazer no dia a dia para contribuir para o crescimento sustentável da nossa empresa?

Resposta: Além de sempre estar em conformidade com leis e regulamentos, você pode se envolver em iniciativas de crescimento sustentável. Você pode, por exemplo, usar corretamente o descarte de lixo, observar a validade de seu EPI etc. Para saber mais, fale com seu líder ou com o RH GRAFMETAL.


6. AMBIENTE DE TRABALHO

A essência do jeito GRAFMETAL deve ser aplicada no dia a dia.

6.1. RESPONSABILIDADE DOS COLABORADORES

Na GRAFMETAL, cada um de nossos colaboradores é responsável por: Agir sempre em conformidade com a lei e com as políticas aplicáveis à sua função. Conhecer, entender e cumprir os valores éticos contidos neste Código e o jeito GRAFMETAL de fazer o certo. Participar dos treinamentos e demais atividades sobre nosso Código de Conduta Ética e outras políticas relacionadas. Buscar ajuda do RH sempre que tiver dúvidas sobre dilemas de tomada de decisão ou sobre a aplicação das disposições deste Código.

Comunicar dilemas éticos ou situações complexas que levantem suspeita de violação deste Código ou de legislação. Manter sigilo e colaborar com qualquer investigação que envolva questões dispostas neste Código.

6.2. RESPONSABILIDADE DOS LÍDERES e GESTORES

Dar o tom ético da empresa e liderar pelo exemplo. Promover os valores que garantem a excelência de nossos serviços, motivando os colaboradores a agirem com integridade em todas as suas interações. Demonstrar que respeita e cumpre todas as disposições legais e deste Código. Colocar o jeito GRAFMETAL de fazer o certo, acima dos objetivos do negócio sempre que houver conflito entre eles. Reportar a equipe de RH caso saiba de alguma violação aos padrões éticos da empresa ou de legislação. Manter um ambiente aberto de comunicação, encorajando os colaboradores a esclarecerem suas dúvidas sobre nosso Código. Estimular a denúncia de suspeitas, violações de legislação ou das disposições deste Código. Jamais acobertar ou ignorar problemas de natureza ética. Não retaliar, constranger ou pressionar um colaborador por levantar uma questão de conduta ética ou por colaborar com uma investigação. Não influenciar ou interferir no curso de investigações.

6.3. SAÚDE E SEGURANÇA

Nós nos preocupamos com você e, por isso, estamos comprometidos em proteger a saúde e a segurança de todos que trabalham conosco, direta ou indiretamente, para o uso de qualquer maquinário só será permitido após teste de aptidão comprovado por documento. Não ingira bebida alcoólica em horário comercial, ou faça uso de drogas ilícitas. Lembre-se também de zelar por uma condução responsável e segura, dentro e fora da GRAFMETAL, preservando sua vida, e prevenindo infrações e acidentes. O uso de substâncias ilegais ou o porte de armas em nossos escritórios e eventos é estritamente proibido.

6.4. ANTIASSÉDIO

É importante que nosso ambiente de trabalho seja saudável de todas as maneiras. Na GRAFMETAL, assédio, condutas ofensivas e desrespeitosas não são toleradas.

Por assédio, entenda qualquer ato indesejável que crie um ambiente de trabalho intimidador, ofensivo ou hostil, como por exemplo, comentários ofensivos ou degradantes, o assédio sexual,

Calúnias de qualquer tipo, demonstração de hostilidade em função de características individuais.

Se você se sentir assediado por alguém (qualquer pessoa, não importa o cargo), não se cale: converse com a equipe de RH ou faça uma reclamação nos nossos canais de denúncia. A denúncia pode ser feita anonimamente.

Pergunta: Presenciei mais de uma vez condutas ofensivas de um colaborador com um membro de sua equipe. Devo fazer a denúncia mesmo que eu não seja a pessoa assediada em questão?

Resposta: Sim, através de adm@grafmetal.com.br, ou filipetas de ocorrência. Não aceitamos, de qualquer maneira, o assédio em nossos ambientes de trabalho! É dever de todos os colaboradores da GRAFMETAL preservar o bom ambiente de trabalho e cumprir com as disposições de nosso Código.

6.5. NÃO DISCRIMINAÇÃO

Temos o compromisso de respeitar a diversidade, os talentos e as habilidades das pessoas. Não devemos tomar decisões no ambiente de trabalho com base em cor, gênero, orientação (política ou sexual), religião, naturalidade ou qualquer outro tipo de discriminação. Todos devem ser tratados de maneira justa, com respeito e dignidade. Qualquer decisão relacionada ao ambiente de trabalho e carreira a respeito dos nossos colaboradores e candidatos deve ser baseada em mérito, qualificação e desempenho relativos ao cargo, sem considerar características não relacionadas às atividades daquela pessoa.


7. ATIVOS GRAFMETAL

Como lidar com os bens e patrimônios da nossa empresa?

7.1. UTILIZAÇÃO DE ATIVOS E DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS

A tecnologia é uma importante aliada do nosso sucesso. Por isso, nossas ferramentas e sistemas de tecnologia são confiados aos nossos colaboradores para fins comerciais autorizados. É importante lembrar que, no dia a dia, devemos utilizar essas ferramentas com responsabilidade e bom senso, sempre zelando para não comprometer a segurança das nossas informações e a eficiência dos dispositivos.

Atenção: a qualquer momento podemos monitorar, auditar, acessar, dentre outras ações, sem aviso prévio, as ferramentas de comunicação, incluindo seu conteúdo e uso – e-mails, telefones, correio de voz, internet e outros sistemas da empresa – na medida permitida por lei.

Para ajudar a proteger nossos sistemas de informação você precisa estar ciente e sempre tomar os cuidados a seguir:

É proibido o compartilhamento de suas senhas com outros colaboradores.

As senhas são pessoais e intransferíveis.

Sempre bloqueie seu computador ou notebook ao se distanciar ou sair da estação de trabalho

Em locais expostos, fora da GRAFMETAL não deixe nenhum dispositivo tecnológico desacompanhado.

O acesso a sites com conteúdo inadequado e/ou ofensivo é proibido.

Os dispositivos devem ser protegidos de uso indevido, furto, perda, dano ou sabotagem.

O envio de informações falsas, depreciativas ou mal-intencionadas utilizando nossos dispositivos é proibido.

7.2. CONFIDENCIALIDADE DE INFORMAÇÕES

Tão importante quanto a tecnologia, são as informações do nosso negócio. Compartilhamos em nossa rotina em equipe diversas informações confidenciais como informações financeiras, de produtos em nosso estoque, de empresas parceiras e muitas outras. Todos nós temos a obrigação de garantir que todas essas informações permaneçam confidenciais, não as tornando públicas para outras pessoas fora da GRAFMETAL sem a devida proteção. Em algumas situações, como em um determinado projeto ou negociação, pode haver a necessidade do compartilhamento de informações confidenciais. Nesses casos, o compartilhamento só poderá acontecer após a assinatura de um acordo de confidencialidade autorizado pelo sócio diretor da GRAFMETAL.

Dúvidas em como proceder? Fale com o pessoal do RH se precisar de ajuda, eles poderão te auxiliar com o procedimento correto.

7.3. PROPRIEDADE INTELECTUAL

Tudo que nossos colaboradores criam para o GRAFMETAL pertencem à nossa empresa.

As criações de propriedade intelectual incluem nossas marcas registradas, direitos autorais, logotipos, patentes, invenções, segredos comerciais, entre outros. O valor de nossas propriedades intelectuais é inestimável e deve ser protegida. Para que um terceiro tenha acesso a elas, será necessária autorização formal. Consulte o RH para que eles ajudem você nesse processo.

7.4. LIVROS E REGISTROS CONTÁBEIS

Para proteger os ativos da nossa empresa, temos a contabilidade interna. Nossos livros contábeis e demais registros financeiros devem refletir apropriadamente todas as transações realizadas. Devemos garantir que todas as informações de nossos registros financeiros sejam completas, precisas, realizadas no tempo correto e de maneira compreensível. Se qualquer registro parecer suspeito por qualquer motivo ou estiver incorreto, fale com seu Líder ou com o RH.

7.5. AUDITORIA E INVESTIGAÇÕES

Auditorias internas ou externas podem acontecer em algum momento, e você pode ser solicitado a participar. Se isso acontecer, esperamos que você coopere e seja honesto.

Qualquer investigação ou auditoria é realizada para proteger os ativos e a integridade da GRAFMETAL. Precisamos saber se há algo errado para que possamos consertar nossos erros e processos. Estamos em constante processo de melhoria e crescimento.

7.6. ANTIFRAUDE

Possuímos um Termo de Anticorrupção e Antissuborno GRAFMETAL, este tem por função, seja em momentos do futuro ou presente, quer sejam funcionários, clientes, estagiários, fornecedores, parceiros e/ou quaisquer outros que se relacionam ou façam parte de alguma relação comercial com a GRAFMETAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, estejam respeitando e obedecendo às diretrizes elencadas neste documento, além de ser mais uma garantia de que os seus recebedores desenvolvam e realizem suas ações cumprindo e respeitando a legislação relacionada a anticorrupção dentre tantas outras Lei n.º 12.846/2013. Podemos dizer que uma fraude acontece quando alguém utiliza recursos da nossa empresa inadequadamente, ocultando, alterando ou falsificando documentos ou informações em benefício próprio ou de terceiros. A fraude pode ter o objetivo de ganhar algo de valor (como alcançar uma meta) ou para evitar consequências negativas (como uma sanção). Se você desconfiar que nossa empresa está sendo vítima de fraude, você pode fazer uma denúncia anônima por meio dos nossos canais de comunicação ou conversar diretamente com o RH.

8. INTEGRIDADE NOS NEGÓCIOS

Transparência como prioridade de boas práticas, acesso fácil a Canais de denúncia, meios práticos e seguros de informação, incentivamos nossos colaboradores a relatarem qualquer irregularidade à direção ou comissão responsável pelo Compliance, além de auditoria interna, esses são os métodos que nos permitirão encontrar a melhor maneira de lidar com um provável problema.

8.1. CONFLITOS DE INTERESSES

I. ASPECTOS GERAIS

A). A definição de Conflitos de Interesses são todas as circunstâncias em que relacionamentos ou fatos relacionados aos interesses pessoais puderem interferir na objetividade e isenção necessária na forma de atuação da GRAFMETAL, tornando os negócios incompatíveis.

B). São exemplos de Conflitos de Interesses as situações ou fatos em que há:

– Influência quanto ao julgamento do Colaborador atuando em nome da GRAFMETAL;

– Desvio de oportunidades de negócios da GRAFMETAL;

– Concorrência com a atividade/negócio da GRAFMETAL;

– Ocupação significativa do tempo ou da atenção dispensada pelo Colaborador, diminuindo sua eficiência e produtividade em relação às suas tarefas profissionais;

– Prejuízo à reputação do Colaborador ou à imagem da GRAFMETAL e

– Caracterização de benefícios exclusivos ao Colaborador às expensas a GRAFMETAL.

C). O Colaborador deve evitar a existência de conflitos de interesse, além de atentar cuidadosamente para situações envolvendo familiares ou parentes.

D). A GRAFMETAL preocupa-se em evitar circunstâncias que possam produzir Conflitos de Interesses, sejam em situação de colisão tanto com os dos Colaboradores, que seja com os dos Clientes. Em caso de dúvida, o potencial conflito de interesse deverá ser levado ao conhecimento do RH, que definirá a linha de ação a ser tomada.

Como sabemos, devemos ter a responsabilidade de sempre agir em favor do COLETIVO, nossos colaboradores, clientes e empresas parceiras. Desta forma, se a capacidade de tomar uma decisão puder ou parecer ter sido influenciada em razão de interesse ou vantagem particular, haverá nesse momento o nascimento de um Conflito de Interesses.

Estar em uma situação de Conflito de Interesses não é algo pelo qual você será penalizado. Contudo, esconder essa situação de maneira proposital é uma violação ao nosso Código e pode gerar penalidades. Situações de Conflitos de Interesses podem não ser tão facilmente identificadas. Em caso de dúvidas, apresente a situação para o RH e consulte a política específica.

8.2. BRINDES, PRESENTES, HOSPITALIDADE E ENTRETENIMENTO

Sabemos que no decorrer das nossas atividades, é normal que se ofereça ou receba alguma cortesia com a finalidade de construir relações.

Mas como observamos anteriormente, é proibido oferecer ou receber qualquer tipo de vantagem que influencie decisões comerciais de maneira inapropriada ou resulte em vantagens indevidas.

A GRAFMETAL estabelece parâmetros para que nossos colaboradores possam aceitar e oferecer cortesias comerciais com segurança e sem risco de aparentar algum tipo de ilicitude.

Em caso de dúvidas, verifique com o RH da GRAFMETAL.

8.3. CORRUPÇÃO, SUBORNO E PROPINA

Na GRAFMETAL não são tolerados negócios influenciados por atos de corrupção. Não se deve pagar ou receber propinas, subornos ou qualquer tipo de gratificação em negociações com agentes públicos ou indivíduos do setor privado. Se você estiver em uma situação como essas, se recuse a pagar ou aceitar uma propina, gratificação ou qualquer tipo de vantagem, mesmo que isso resulte na perda de um negócio para a nossa empresa.

Temos o compromisso de obedecer às legislações anticorrupção e de prevenção à lavagem de dinheiro tais como, mas não somente: a lei brasileira no 12.846/13, a Foreign Corrupt Practices Act (“FCPA”, Lei contra Práticas de Corrupção no Exterior) dos EUA e a UK Bribery Act (“UKBA”, Lei Antissuborno do Reino Unido).

Atenção: Caso algum AGENTE PÚBLICO demonstre que, para tratar de determinado assunto, será devida ou cobrada alguma vantagem a quem quer que seja, o contato deve ser interrompido e o assunto deve ser imediatamente levado a equipe de RH.

Consideramos agentes públicos todos aqueles que exerçam qualquer função pública em órgãos e/ou entidades estatais (seja em nível federal, estadual ou municipal), ou em empresas controladas, direta ou indiretamente pelo Estado, como listado a seguir:

  • O governo em qualquer nível (funcionários da alfândega, membros das forças armadas, policiais, candidato ou funcionário de partido político incluindo pessoal não remunerado etc.).
  • Organização pública internacional (Banco Mundial, entre outras).
  • Empresa de propriedade do governo ou controlada por ele (funcionários de serviços estatais, empresas de energia, hospitais etc.).
  • Empresa prestadora de serviços contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da administração pública (concessionárias de serviço público, entre outras).

LEMBRAMOS QUE TODAS ESSAS RESTRIÇÕES SE APLICAM TAMBÉM À FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS E PARCEIROS PRIVADOS COM QUEM A GRAFMETAL TENHA ALGUM TIPO DE RELAÇÃO COMERCIAL, SEJA DE AQUISIÇÃO OU REVENDA.

8.4. INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS

Se em algum momento de seu trabalho você tiver conhecimento de informações privilegiadas que não sejam de conhecimento público, não as divulgue dentro da nossa empresa. Devemos obter informações de nossos competidores de maneira íntegra, agindo sempre de acordo com as práticas concorrenciais. Em caso de dúvidas como proceder, consulte equipe de RH.

8.5. LAVAGEM DE DINHEIRO

Lavagem de dinheiro é um crime que consiste em disfarçar a origem de recursos ilegais. Quem realiza a operação faz com que o lucro obtido por meio de atividades criminosas (como o tráfico de drogas, por exemplo) seja dissimulado ou escondido de maneira a aparecer como resultado de uma operação comercial legal, sendo absorvida pelo sistema financeiro naturalmente.

Devemos estar atentos e verificar se estamos negociando com clientes e parceiros respeitáveis e com recursos financeiros legítimos. Em caso de suspeitas de atividades ilegais por parte de algum CLIENTE PARCEIRO, FORNECEDOR ou mesmo COLABORADOR, informe imediatamente o RH.

8.6. PRIVACIDADE DE DADOS – TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

De acordo com a LGPD, “considera-se ‘tratamento de dados’ qualquer atividade que utilize um dado pessoal na execução da sua operação, como, por exemplo: coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.”

Toda e qualquer operação realizada com os dados de pessoas naturais, seja ela em meio físico ou digital, é um tratamento de dado. Quantos às atividades podem ser de:

  • Coleta: processo de captação de dados pessoais;
  • Retenção: armazenamento do dado de acordo com a política da empresa;
  • Processamento: são as várias etapas que ocorrem com um dado, que vai desde a coleta até a disponibilização dessas informações;
  • Compartilhamento: disponibilização dos dados para outra empresa;
  • Eliminação: descarte do dado.

Devemos lidar com as informações pessoais de nossos clientes, ou dos nossos próprios colaboradores com total sigilo e segurança. Além disso, o acesso a essas informações deve ser realizado apenas pelos colaboradores que irão trabalhar diretamente com elas, não devendo ser repassadas interna ou externamente, a não ser que haja exigência legal para a divulgação. Por isso, sempre consulte o RH antes de divulgar qualquer informação confidencial acerca de terceiros.

Em observância à Lei nº 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a GRAFMETAL disponibiliza para a consulta de seus Colaboradores e Clientes nossa Política de Privacidade, para ter acesso a integra dos documentos solicite no RH ou acesse nosso site www.grafmetal.com.br

A GRAFMETAL entende que a LGDP é uma lei e que se aplica a qualquer pessoa, física ou jurídica (pública ou privada) que faça o tratamento de dados pessoais, e para tanto nos adequamos à lei. Possuímos nossa política de PRIVACIDADE regulamentada e implantada e caso você precise de maiores esclarecimentos e informações sobre do que se trata a LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS, basta enviar um e-mail para adm@grafmetal.com.br.

8.7. DOAÇÕES OU PATROCÍNIOS

Consideramos cuidadosamente a realização de doação ou patrocínio, levando em consideração os pontos a seguir:

  • Não deve influenciar ilegalmente um resultado comercial.
  • Deve ser feita para uma organização legítima.
  • Ser formalizada e aprovado pelo Jurídico e pelo RH.
  • Não deve contemplar doações políticas.

Para mais informações, consulte a equipe de RH.

9. PROTETORES DO CÓDIGO

Conheça a equipe responsável por este manual, ela estará sempre pronta para a te ajudar.

9.1. RH

O papel do RH é a manutenção da integridade e reputação da empresa garantindo o cumprimento de todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis a GRAFMETAL.

Dentre várias tarefas, nosso RH é o responsável pela confecção e atualização deste Código e de todas as políticas da nossa empresa, pela realização de treinamentos, diligências, análises de controles e auditorias, execução de monitoramentos e testes, condução de investigações, entre outros.

Assim, qualquer dúvida que você tiver acerca de leis, regras, regulamentos, Código de Ética, políticas ou questões relacionadas a RH, entre em contato com nossa central adm@grafmetal.com.br

9.2. DENÚNCIAS

Quando desrespeitamos nossas políticas, colocamos em risco tudo aquilo que construímos com dedicação e amor em nosso dia a dia de trabalho. Deste modo, se você souber de qualquer irregularidade ou descumprimento deste Código, de nossas políticas ou da lei por qualquer pessoa com ligação a GRAFMETAL, DENUNCIE. É dever de todos zelar pelo patrimônio e reputação da nossa empresa. Fique tranquilo, a denúncia pode ser realizada de forma anônima através das FILIPETAS DE SUGESTÃO DE MELHORIA.

9.3. INVESTIGAÇÕES

Qualquer denúncia sobre suspeitas de violações do nosso Código, políticas ou da lei serão encaradas com seriedade e serão imediatamente analisadas. Se solicitado, colabore completamente com uma investigação. Contamos com sua ajuda.

9.4. AÇÕES DISCIPLINARES

O descumprimento deste Código ou das nossas políticas pode levar a sanções internas, de acordo com a gravidade da infração cometida, como por exemplo:

PARA FUNCIONÁRIOS DO GRUPO GRAFMETAL

  • Advertência e reciclagem do treinamento de RH.
  • Advertência formal.
  • Perda ou corte de remuneração variável.
  • Suspensão.
  • Demissão com justa causa.
  • Notificação.
  • Rescisão Contratual.

PARA CLIENTES/EMPRESAS PARCEIRAS

  • Notificação
  • Suspensão
  • Exclusão

Os LÍDERES de cada área, juntamente com o RH e a DIRETORIA DA GRAFMETAL, serão responsáveis por aplicar as devidas sanções.

9.5. PROTEÇÃO CONTRA RETALIAÇÕES

Na GRAFMETAL não existe espaço para retaliação. Por isso, não toleramos atos deste tipo contra qualquer pessoa que faça uma denúncia ou participe de investigações de boa-fé. Atos de retaliação podem levar a ações disciplinares contra aquela pessoa responsável pela retaliação.

9.6. VIGÊNCIA E APLICAÇÃO

Nosso Código de Ética e Conduta passa a valer a partir da data de sua publicação, valendo por tempo indeterminado. A cada 12 meses deve ser atualizado, ou quando da alteração de legislações, regulamentações e/ou normas que possam demandar sua revisão.

SE FICOU ALGUMA DÚVIDA PROCURE O RH, E SEMPRE AVALIE OS POTENCIAIS RISCOS QUE SUAS AÇÕES OU DECISÕES PODEM CAUSAR E PENSE:

“Estou confortável com as ações que pretendo tomar?”

“Seria confortável explicar minhas decisões ou meu comportamento para a empresa, para minha família, amigos e até mesmo para mim diante de um espelho?”

E lembre-se…

O mais importante é sempre estar de acordo com o jeito GRAFMETAL de fazer o certo.